CAF – Componente de Apoio à Família

A componente de apoio à família (CAF) é uma resposta social às crianças e às famílias, prevista nas imposições legais em vigor que reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro e engloba uma componente para a educação pré-escolar e outra para o 1º ciclo do ensino básico.

A CAF consiste na prestação de um serviço de cantina e na realização de atividades de carácter lúdico-pedagógico, concretizadas pela Junta de Freguesia, em parceria com as escolas, que as definem e fiscalizam.

Estas atividades funcionam nos tempos não letivos e nas interrupções dos períodos escolares, pelo que na educação pré-escolar funcionam, em geral, nos períodos entre as 8:00h e as 9:00h e entre as 15:30h e as 17:30h; no 1º ciclo, entre as 8:00h e as 9:00h e entre as 17:30h e as 19:00h.

Nos períodos de interrupção letiva – com exceção do mês de Agosto – a CAF funciona entre as 8:00h e as 19:00h.

A autarquia assegura o fornecimento de lanches às crianças que frequentam a CAF, sendo o mesmo gratuito. Todas as escolas da freguesia têm oferta de CAF, sendo a Junta de Freguesia a entidade executora, por delegação de competências da Câmara Municipal de Braga que financia esta resposta social, sendo comparticipadas pelo Ministério da Educação, através do município. As famílias estão obrigadas a um copagamento.

No sentido de procurar incrementar a melhoria dos serviços prestados, a Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães irá publicar, semanalmente, a ementa das refeições a ser servidas nas cantinas escolares sob a sua responsabilidade. Poderá entrar esta informação também na nossa página do Facebook.