Rancho Folclórico São João Baptista de Nogueira no Açores

RanchonogueiraO Rancho Folclórico São João Baptista de Nogueira esteve nos passados dias 27 de Junho até ao dia 3 de Julho, numa magnífica experiência cultural com uma ida ao arquipélago dos Açores, onde durante 7 dias divulgou a cultura popular do Baixo Minho e a região de Braga, pela ilha de São Miguel.

Entre várias atuações de folclore, destaca-se a passagem no II Festival de Música Tradicional Portuguesa, organizado pelo Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo, grupo este que permitiu o intercâmbio cultural e recebeu, maravilhosamente, o Rancho Folclórico de Nogueira.

À parte das mostras e divulgações de folclore, o Rancho de Nogueira teve ainda oportunidade de levar o nome da freguesia e cidade a toda a ilha, de ponta a ponta, conhecendo os locais de referência e as tradições da maior ilha dos Açores. O grupo teve também oportunidade de estar presente na RTP Açores e na rádio Antena 1, como também foi ainda recebido pelos Presidentes de todas as Câmaras Municipais, fazendo questão de enaltecer este intercâmbio.

Num ano em que o Grupo celebra os seus 25 anos, este foi mais um marco na história do Grupo, onde para além de possibilitar a divulgação das tradições minhotas, viveu e potenciou uma experiência em grupo, em prol da cultura popular.